Figura 1. O Administrador da Reserva Especial do Niassa a proceder com a entrega do equipamento à Administradora do Distrito de Mavago
Foi recentemente entregue equipamento essencial às Unidades de Resposta Rápida (RRU) dos distritos de Mecula, Marrupa, Mueda (posto administrativo de Negomano) e Mavago, na Reserva Nacional do Niassa. Os kits de Gestão de Conflitos Homem-Fauna Bravia (CHFB) vão permitir às equipas locais agir com mais rapidez e segurança sempre que a fauna bravia ameaçarem pessoas ou culturas agrícolas.
Numa cerimónia realizada na Cidade de Lichinga no dia 01 de dezembro, apos a realização da sessão do Conselho de Gestão da Reserva Especial do Niassa (REN), os Administradores distritais ou seus representantes receberam o material de mitigação de CHFB. Cada unidade de RRU recebeu:
- 1 mota todo-o-terreno
- 3 tendas de campanha pequenas
- 3 capas de chuva impermeáveis
- 2 lanternas de alta potência
- 98 foguetes de sinalização
- 1 conjunto de dispositivos “birdbang” com 50 cartuchos (primeira remessa).
Com este equipamento, as equipas ganham mobilidade, proteção e meios não letais para afastar animais, reduzindo riscos para as comunidades e evitando a morte desnecessária de fauna bravia.
A iniciativa faz parte do Projecto de Resiliência Rural do Norte de Moçambique (MozNorte), financiado pelo Banco Mundial, canalizado pela BIOFUND e executado no terreno pela Wildlife Conservation Society (WCS) Moçambique, em parceria com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC). Nas próximas fases do programa serão entregues mais equipamentos.
Este é mais um passo para que a REN continue a ser um exemplo de conservação onde pessoas e animais selvagens possam coexistir com menos conflitos e mais segurança para todos.