.jpg?ver=4KWW_V9qaV6NyYO5Yy7EpA%3d%3d)
Decorreu de 11 a 14 de Novembro de 2025, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no Departamento de Ciências Biológicas, o treinamento sobre Princípios de Planeamento e Priorização Espacial, promovido pela Wildlife Conservation Society (WCS) no âmbito do projecto “Construindo conhecimento sobre biodiversidade para acção na África Austral: Avaliação, Priorização e Planeamento Espacial da Biodiversidade (SBAPP)” do inglês Spatial Biodiversity Assessment, Prioritization and Planning.
A formação teve como objectivo introduzir os participantes ao uso do CLUZ (Conservation Land Use Zoning) integrado no software QGIS, uma ferramenta de código aberto amplamente utilizada no planeamento sistemático da conservação. Através de sessões teóricas e práticas, os participantes aprenderam a identificar e priorizar áreas prioritárias para a conservação, simulando processos reais de decisão que equilibram a protecção da biodiversidade e o uso sustentável do território.
O treinamento contou com a participação de 20 finalistas, recém-graduados e técnicos profissionais da área, e foi facilitada por Hermenegildo Matimele, Acácio Chechene e Rafaela Macuácua, da WCS, e Hugo Mabilana, da UEM, combinando experiência prática e conhecimento académico.
Esta actividade insere-se nos esforços do Projecto SBAPP em apoiar os países da África Austral no desenvolvimento de ferramentas e competências técnicas para orientar políticas de conservação baseadas em evidências, reforçando a cooperação entre instituições académicas e organizações de conservação.