
A Agência Norueguêsa do Meio Ambiente (NEA), em colaboração com o Centro de Monitorização da Conservação Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC), e com o apoio da Wildlife Conservation Society (WCS) realizou a terceira formação sobre Gestão de Dados Espaciais e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). A formação teve lugar entre os dias 22 e 24 de outubro na Cidade de Maputo, com o objectivo de capacitar os técnicos do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) nomeadamente: Instituto Nacional do Mar (INAMAR), Direcção Nacional de Terras e Desenvolvimento Territorial (DNDT), Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM), Centro Nacional De Cartografia E Teledetecção (CENACARTA), Direcção Nacional de Florestas e Fauna Bravia (DNFFB), Direcção Nacional do Ambiente e Mudanças Climáticas (DINAMC) Agência Nacional para o Controlo da Qualidade Ambiental (AQUA), Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), reforçando competências essenciais para a monitoria e gestão sustentável de recursos naturais, e conscientização sobre a importância dos dados espaciais no processo de tomada de decisão.
Com a participação de 21 profissionais, a iniciativa incluiu apresentações teóricas e exercícios práticos interativos, entregues por oradores que incluíram tambémm a AQUA, promovendo a partilha e uma aprendizagem dinâmica. Entre os temas abordados destacam-se o trabalho com imagens raster para determinação de elevação, exemplos de recolha de dados com recurso a ferramentas GIS e utilizando a plataforma de ciência cidadã iNaturalist.
A sessão com o iNaturalist coincidiu com o BioBlitz global do hemisfério sul, no dia 24 de outubro, incentivando os participantes a contribuírem para registos reais de biodiversidade em tempo real.
Esta formação integra um conjunto de treinos contínuos iniciados em julho de 2024, que se prolongarão até 2026, com o objetivo de fortalecer as capacidades institucionais moçambicanas na gestão de dados espaciais para a conservação ambiental, tomada de decisão e o desenvolvimento sustentável. A formação é realizada dentro do âmbito do programa Oceanos para o Desenvolvimento, implementado pela NEA em colaboração com a UNEP-WCMC e financiado pela NORAD.