
Iniciou, a 3 de Novembro de 2025, em Windhoek, Namíbia, o Workshop Regional sobre o Avanço da Identificação e Aplicação de Áreas-Chave para a Biodiversidade (KBA) na África Austral, que reúne especialistas de quatro países (Africa do Sul, Malawi, Moçambique e Namíbia) para reforçar a colaboração regional e as capacidades técnicas na identificação e gestão de Áreas-Chave para a Biodiversidade (KBAs).
O encontro, decorre de 3 a 6 de Novembro, organizado pelo Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul (SANBI), pelo Ministério do Ambiente, Florestas e Turismo (MEFT) da Namíbia e pela BirdLife South Africa, no âmbito do projecto regional Spatial Biodiversity Assessment, Prioritization and Planning (SBAPP), financiado pela Agence Française de Développement (AFD) e pelo Fonds Français pour l’Environnement Mondial (FFEM).
O evento conta com mais de 40 participantes provenientes dos 4 países e inclui sessões práticas de aplicação do padrão global das KBAs, debates sobre integração das KBAs nas estratégias nacionais de conservação e partilha de lições aprendidas entre os países parceiros.
Moçambique está representado por Érica Tovela, do Museu de História Natural de Maputo, Acácio Chechene, e Rafaela Macuácua em representação da Wildlife Conservation Society (WCS).
Durante o workshop, os representantes moçambicanos partilham as experiências do país na aplicação das Listas Vermelhas de Espécies e Ecossistemas e na identificação de KBAs, apresentando também o trabalho em andamento de Identificação de novas KBAs através da recolha de novos dados científicos. Moçambique apresentou além disso, a experiência com o Grupo Nacional de Coordenação (National Coordination Group – NCG), que tem desempenhado um papel fundamental na revisão de dados, priorização de áreas e integração de r. Estas contribuições integram-se nos objectivos gerais do encontro, que visam promover uma compreensão comum sobre o papel das KBAs na conservação da biodiversidade e fortalecer a cooperação regional entre os países participantes.
A participação de Moçambique neste workshop representa uma oportunidade de reforçar as capacidades técnicas e consolidar o trabalho nacional de identificação e gestão das Áreas-Chave para a Biodiversidade, contribuindo para o cumprimento das metas do Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework e para o fortalecimento da cooperação regional em conservação.