
No âmbito da Semana Mundial do Turismo, celebrada de 21 a 27 de setembro, a Wildlife Conservation Society (WCS) Moçambique, através do projecto Futuro Azul e em coordenação com o Serviço Distrital de Actividades Económicas (SDAE) de Nacala-Porto, participou da palestra sob o tema “Construindo caminhos sustentáveis para o ecoturismo” no dia 23 de setembro na Universidade Católica de Moçambique - Extensão de Nacala Porto. O evento reuniu cerca de 60 participantes, entre estudantes, docentes, técnicos do SDAE e representantes da WCS, para refletir sobre os desafios e oportunidades do ecoturismo em Moçambique.
Durante a sessão, foram destacadas as potencialidades do turismo sustentável como motor para o desenvolvimento local e conservação da biodiversidade, reforçando a importância de alinhar o crescimento económico com a preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos.
“O ecoturismo responsável é uma ferramenta poderosa para gerar rendimento e, ao mesmo tempo, proteger o nosso património natural”, disse Muaule Chuluma, representante da WCS, sublinhando o compromisso da organização em apoiar iniciativas que promovam uma economia azul sustentável.

A participação da WCS nesta palestra, enquadra-se na visão do projecto Futuro Azul, que actua na conservação marinha e no fortalecimento das comunidades costeiras em Nampula, norte de Moçambique. Ao promover a gestão sustentável dos recursos naturais e a recuperação de ecossistemas como mangais, ervas marinhas e recifes de coral. O projecto contribui para a criação de bases de um ecoturismo responsável e inclusivo, capaz de gerar rendimento local e valorizar o património natural da região. O evento reforçou a importância de aliar conservação, educação e desenvolvimento económico, pilares centrais de um futuro azul sustentável para as comunidades costeiras de Moçambique.