
Decorreu na Cidade de Maputo, entre os dias 2 e 3 de Julho de 2025, um treinamento para os técnicos do Sector do Ambiente, nomeadamente Serviço Provincial do Ambiente (SPA), Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente (DPDTA) e Delegação Provincial da Agência Nacional para o Controlo da Qualidade Ambiental (DPAQUA), da região sul de Moçambique (Maputo, Gaza e Inhambane) sobre o uso do Mapa Histórico de Vegetação de Moçambique e Avaliação da Lista Vermelha de Ecossistemas.
O treinamento foi promovido pela Direcção Nacional do Ambiente e Mudanças Climáticas (DINAMC) em coordenação com a Wildlife Conservation Society Moçambique (WCS). Esta formação visa dotar os técnicos de conhecimentos sobre a atenção que se deve ter com os ecossistemas sensíveis ou ameaçados, como evitar que determinados projectos (ex: de desenvolvimento) comprometam a biodiversidade chave e, sobre a importância de integrar estes locais na rede ecológica dos distritos.
O evento contou com mais de 50 participantes e foram abordados temas relacionados aos diferentes tipos de ecossistemas, o seu estado de conservação na região sul do país e o uso de ferramentas como a Lista Vermelha e o portal nacional de biodiversidade (SIBMOZ) para apoiar no processo de tomada de decisões ambientais. Também, foi destacado o papel das instituições provinciais e distritais na protecção da natureza.
O treinamento faz parte da iniciativa “Construindo conhecimento sobre biodiversidade para acção na África Austral: Avaliação, Priorização e Planeamento Espacial da Biodiversidade na África do Sul, Malawi, Moçambique e Namíbia” (conhecido também por “Projecto Regional SBAPP”) que visa fortalecer o conhecimento sobre a biodiversidade de modo a informar planeamento do uso da terra, sustentar tomada de decisões e elaboração de políticas ambientais.
Encontre aqui mais informações sobre os ecossistemas em Moçambique.
Encontre aqui mais informações sobre o projecto SBAPP.