
No dia 19 de Junho de 2025, a Wildlife Conservation Society (WCS), e o Museu de História Natural (MHN), promoveram uma palestra sobre a Importância da Conservação da Biodiversidade em Moçambique, no Colégio Shalom, na cidade de Maputo. A palestra, que foi realizada no mês em que se celebra o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Ambiente, (reforça a relevância da temática para as novas gerações. O evento contou com 50 participantes, incluindo alunos do nono ano de escolaridade e professores de biologia. A sessão foi liderada e conduzida por um painel de especialistas que compreendeu: Dra. Erica Tovela - Investigadora no MHN e docente da Universidade Eduardo Mondlane, Simões Ngale - Conservacionista e especialista em Aves e Acácio Chechene -assistente de Projectos na WCS.
Moçambique, embora rico em biodiversidade, enfrenta uma perda acelerada dos seus recursos naturais, o que compromete o equilíbrio entre bem-estar humano e sustentabilidade ambiental. As crianças e adolescentes, particularmente vulneráveis, estão cada vez mais afastados da natureza, perdendo o vínculo essencial com a biodiversidade, a qual é fundamental para a sua qualidade de vida e para o desenvolvimento do senso de fazer parte da natureza e cuidar do meio ambiente.
Dar a conhecer às crianças e adolescentes a importância da preservação do meio ambiente e do uso responsável e sustentável dos recursos naturais é essencial para construir uma geração mais consciente e comprometida com a proteção do nosso património natural.