
Afonso Madope, former WCS Mozambique Country Director
No dia 19 de junho, a Wildlife Conservation Society (WCS) realizou um evento de despedida em homenagem ao seu Diretor Nacional, Afonso Madope, que encerrou o seu ciclo de quatro anos na liderança da organização em Moçambique.
O evento contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre colegas, parceiros institucionais e representantes de diversas áreas ligadas à conservação. Foi um momento de confraternização, reconhecimento e emoção, no qual se destacou o impacto significativo do Madope na conservação da biodiversidade e no fortalecimento das ações de conservação no país.
O Afonso Madope foi o primeiro moçambicano a assumir a liderança nacional da WCS, marcando um passo importante na valorização de lideranças locais no sector da conservação. Ao longo da sua carreira, demonstrou um compromisso exemplar com a causa ambiental, aliado a uma sólida experiência técnica e institucional. Antes de ingressar na WCS, desempenhou funções na USAID/SPEED+ e no Governo de Moçambique, onde apoiou reformas legais e acções concretas no combate aos crimes ambientais e conta com mais de 35 anos de experiência na conservação.
Durante a cerimónia, vários participantes partilharam testemunhos emocionantes sobre o percurso inspirador do Afonso Madope. O Diretor da ANAC, Pejul Calenga, recordou os anos de colaboração com o homenageado como uma jornada desafiante e enriquecedora: "Foram desafios que nos fizeram crescer. Partilhámos momentos intensos no âmbito profissional, enfrentámos dificuldades, mas aprendemos muito um com o outro.” Emma Stokes Vice-Presidente para Conservação Global da WCS enalteceu o Madope pelo seu notável contributo e desempenho, destacando os avanços alcançados sob a sua liderança: “ Madope teve um papel fundamental em vários programas estratégicos, destacando recentemente, a Iniciativa para a conservação das Florestas de Miombo,” Por sua vez, Luthando Dziba (Director Regional de África Oriental, Madagáscar e Oceano Índico Ocidental da WCS sublinhou o impacto pessoal e profissional do colega: “Entrei para a WCS depois do Madope. Aprendi muito com ele, sobretudo na área da conservação. Foi uma referência importante no meu percurso.” O evento reafirmou o impacto positivo da liderança do Afonso Madope e deixou um legado de inspiração para todos os que trabalham na conservação da natureza em Moçambique.
"Foram desafios que nos fizeram crescer. Partilhámos momentos intensos no âmbito profissional, enfrentámos dificuldades, mas aprendemos muito um com o outro.”
Emma Stokes Vice-Presidente para Conservação Global da WCS enalteceu o Madope pelo seu notável contributo e desempenho, destacando os avanços alcançados sob a sua liderança:
“ Madope teve um papel fundamental em vários programas estratégicos, destacando recentemente, a Iniciativa para a conservação das Florestas de Miombo,”
Por sua vez, Luthando Dziba (Director Regional de África Oriental, Madagáscar e Oceano Índico Ocidental da WCS sublinhou o impacto pessoal e profissional do colega:
“Entrei para a WCS depois do Madope. Aprendi muito com ele, sobretudo na área da conservação. Foi uma referência importante no meu percurso.”
O evento reafirmou o impacto positivo da liderança do Afonso Madope e deixou um legado de inspiração para todos os que trabalham na conservação da natureza em Moçambique.
