Moçambique deu um passo importante na expansão da sua rede de conservação marinha com a conclusão do processo de elaboração da Estratégia Nacional e Plano de Ação para a Expansão da Rede das Áreas de Conservação Marinhas (ACMs) e Outras Medidas Eficazes de Conservação (OMECs). A iniciativa está alinhada com metas globais, incluindo o compromisso de proteger pelo menos 30% das áreas marinhas até 2030, conforme estabelecido pela Coaligão de Alta Ambição, da qual o país é signatário desde 2019.
A conclusão do processo ocorreu no dia 29 de Maio, durante um encontro no Montebelo Indy Village, em Maputo, que reuniu mais de 50 representantes de instituições governamentais, sociedade civil, parceiros estratégicos, doadores, sector privado e consultores independentes.
O encontro teve como objetivos principais:
i. Concluir a elaboração da estratégia e o plano de ação para a expansão das ACMs e OMECs;
ii. Debater os arranjos institucionais para uma implementação eficaz;
iii. Definir os próximos passos para aprovação e operacionalização da estratégia.
Durante a reunião, foi apresentado o documento incial da estratégia e plano de acção, que serviu de base para os debates. As contribuições dos participantes permitiram o fortalecimento do documento, resultando num consenso em torno de uma versão final robusta.
A consolidação desta estratégia representa uma etapa fundamental para o país na promoção da sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e na melhoria da qualidade de vida das comunidades costeiras.