A Reserva Nacional do Niassa (RNN) recebeu esta tarde (09/12), em Maputo, livros do Projecto Colectânea de Livros de Autores Moçambicanos do Maputo Port Development Company (MPDC).
O Projecto Colectânea de Livros de Autores Moçambicanos do MPDC tem como objectivo a distribuição gratuita por escolas e bibliotecas públicas, promovendo desta forma o acesso à literatura e cultura moçambicanas. Do lote de livros entregues duas escolas serão beneficiadas, nomeadamente a Escola Secundária de Mecula Sede e a Escola Secundária do Posto Administrativo de Lugenda, que contabilizam ambas mais de 11000 alunos.
Na singela cerimónia de entrega dos livros estiverem presentes membros da Administração da RNN nomeadamente, Baldeu Araquechande, Administrador da RNN, Nilton Cuna, Director de Programas, e Franziska Steinbruch (Directora do Departamento de Conservação, Comunidades e Turismo), e por parte do MPDC, a Gestora de Comunicação e Imagem, Soraia Abdula.
Neste encontro foram também discutidos alguns aspectos de parcerias futuras entre as duas instituições, e ficou vincado por parte do MPDC tudo fazer para que a RNN continue a se beneficiar deste projecto que no próximo ano vai lançar mais livros de novos autores.
Os livros doados à RNN são o “Silêncio Escancarado” do Rui Nogar, “Nós Matámos o Cão Tinhoso” de Luís Bernardo Honwana e “Sangue Negro” da Noémia de Sousa.
De realçar que a RNN desenvolve uma série de projectos voltados para o desenvolvimento comunitário, sendo por isto de vital importância a inserção da RNN neste tipo de projectos, aliando-se às causas que visam em última instância o aumento pelo hábito de leitura na camada jovem, e consequente aumento da consciência de cidadania por parte da comunidade local, como é o caso deste projecto do MPDC.
Bem haja o MPDC por esta iniciativa!