O Reserva Nacional do Niassa celebra hoje 65 anos de existência. Esta foi estabelecida em 1954 para proteger uma área de quase 100.000 km2 contra a proliferação da caça. Em Outubro do mesmo ano, com o objectivo de promover a protecção de espécies selvagens nativas desta parte do norte do país, foi criada a Reserva de Caça do Niassa.
Em 1960, foi reconhecida como uma reserva de caça parcial e suas fronteiras formais foram alteradas. Em 1969, os limites foram novamente alterados para reduzir a área a 12.380 km2. Os limites de 1969 continuaram legalmente definidos até 1999, quando o Decreto Ministerial Nº 81/99 de 16 de Novembro estabeleceu novos limites e se tornou a Reserva Nacional do Niassa com uma área total de 42.300 km2, declarando sua zona tampão como parte integrante dela.
Hoje estima-se que a Reserva Nacional do Niassa representa 21% da Rede de Áreas Protegidas de Moçambique e 51% dos seus parques e reservas terrestres. Esta escala faz do Niassa parte de um grupo de elite e cada vez mais raro de apenas sete “mega-áreas protegidas” na África Subsaariana, com enorme significado de conservação continental e global (Baghai et al. 2018).
Actualmente, os principais desafios na Reserva Nacional do Niassa prendem-se com a necessidade de aumento e capacitação do seu efectivo de fiscais, incremento da vigilância aérea, incremento de meios que permitam uma maior capacidade reactiva, pró-activa e eficiente na monitoria e fiscalização e estabelecimento de mais parcerias para cobrir as despesas de treinamentos e aquisição de meios de mitigação do conflito homem-fauna bravia e trabalhos comunitários. A Administração da Reserva Nacional do Niassa dá os parabéns à todos os trabalhadores, às comunidades, parceiros de conservação e operadores pelo trabalho árduo e por toda dedicação que todos, sem excepção, vêm desempenhando para a protecção dos recursos e da excelente beleza cênica da maior área de conservação de Moçambique.
Parabéns Reserva Nacional do Niassa, pelos seus 65 anos!!!!!